RUA JOAQUIM ANTUNES 490 CJ 113 E 114 - PINHEIROS, SÃO PAULO - SP
(11) 94747-6244 / (11) 96177-9597
(11) 3081-5788

Se livre das caspas de uma vez por todas

Ninguém pode contestar: É constrangedor, para quem quer que seja, andar na rua e de repente se ver cheio de casquinhas brancas nos ombros e nas costas, em razão de uma escamação nada agradável. Estas casquinhas brancas, que são chamadas caspas, são um mal de quase todo brasileiro.

Trata-se de um mal que pode acometer tanto homens quanto mulheres, sejam com os cabelos secos ou oleosos. Segundo uma pesquisa do Instituto Ilumeo em parceria com a empresa Head & Shoulders, 70% dos brasileiros têm ou já tiveram caspa, enquanto apenas 35% resolveram procurar ajuda de um dermatologista.

Essa descamação tem a função de eliminar as células velhas da pele, que por sua vez, dão lugar à outras células novas. Geralmente, as células são de tamanho microscópico.   Quando ocorre uma dermatite, células novas são eliminadas junto com as velhas e a descamação passa a ser percebida a olho nu. Blocos de escamas de pele começam a cair e a esses blocos chamamos de caspa pelo leigo, sendo o nome científico dermatite seborreica.

A dermatite seborreica pode ter intensidade variada, chegando a uma  descamação intensa do couro cabeludo,  das sobrancelhas, , da barba, do nariz, atrás das orelhas e do colo.

Já a caspa (descamação)  pode ser de dois tipos: seca, quando é composta por minúsculas películas que deixam os nossos ombros branquinhos, ou gordurosa, quando estão cheias de sebo e então grudam na raiz do couro cabeludo.

O quadro pode piorar se a pessoa que percebe estar com caspa, não procurar um dermatologista para um exame e tratamentos adequados. Ocorre que se não for tratada, a caspa pode atrair fungos, que por sua vez vão agravar de vez a situação.

Afinal, o que causa a caspa?

Existem alguns fatores conhecidos, tais como o clima seco, as mudanças repentinas de temperatura, o estresse, as alterações hormonais, o fator genético, banhos quentes,  dentre outros.

Como é o tratamento das caspas?

Não existe uma cura específica para as caspas, infelizmente. O que existem são xampus anticaspa, que possuem princípios ativos para reduzir ao máximo esta descamação. Existem xampus que são compostos por zinco, cetoconazol, alcatrão, ácido salicílico, selênio, dentre outros que ajudam a combater essa descamação excessiva.

Caso este problema persista com mais intensidade, o médico dermatologista deverá iniciar o uso de medicamento via oral, para regularizar o crescimento das células, evitando a caspa.

Contudo, é importante que ao menor sinal delas, 0 paciente procure imediatamente um dermatologista para fazer uma análise profissional do caso. É a maneira mais barata e eficaz de combater este problema, sem lhe causar mais nenhum estresse.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.