- Face
- Colo
- Dorso (costas)
É uma doença inflamatória crônica das glândulas sebáceas e dos folículos pilosebáceos com envolvimento genético, hormonal e imune. Apresenta períodos de exacerbação e de acalmia. Pode ocorrer a formação de comedões, pápulas, pústulas, cistos e abscessos. Tem um impacto psicológico, social e emocional importante. Além de causar, frequentemente, cicatrizes o que piora ainda mais a qualidade de vida dos pacientes.
Normalmente inicia-se na adolescência, tendo uma prevalência elevadíssima (60% das meninas e 70% dos meninos).
Geralmente, inicia-se mais precocemente nas meninas (14 anos) do que nos meninos (16 anos). Ao contrário do que muitos pensam, não é uma doença exclusiva dos adolescentes.
Pode regredir espontaneamente após a puberdade, porém 30% continuam a apresentar na fase adulta (mais comum em mulheres).
Existem também pacientes que desenvolvem acne na fase adulta e nunca tiveram durante a adolescência.
A acne está associada a sintomas de ansiedade, depressão, além de insatisfação corporal, baixa autoestima e ideia suicida.
Causa inclusive dificuldade na obtenção de empregos e de se relacionar com outras pessoas.
ACNE VULGAR
É a forma mais comum. Inicia-se geralmente na adolescência.
ACNE CONGLOBATA
Forma grave da acne caracterizada por cistos, abscessos e fístulas. Mais comum no sexo masculino.
Ocorre predominantemente no tronco, porém pode ter também nas nádegas, abdome, pescoço, ombros e braços. É frequente evoluir com cicatrizes atróficas e/ou hipertróficas.
ACNE NEONATAL/ INFANTIL:
Pode ocorrer nas primeiras semanas de vida devido a circulação de hormônios maternos.
Quando ocorre na criança, deve sempre pesquisar o fenômeno de virilização ou precocidade sexual.
ACNE ESCORIADA
Lesões de acne associadas à escoriação e crostas.
Geralmente em mulheres ansiosas que traumatizam as lesões com as unhas.
ACNE PRÉ-MENSTRUAL DO ADULTO:
Forma de acne vulgar que piora na fase pré-menstrual.
Deve sempre ser investigado a síndrome dos ovários policísticos.
ACNE OCUPACIONAL
Ocorre em trabalhadores que lidam com óleos minerais, hidrocarburetos, clorinados e coaltar.
Ocorre por obliteração do ostiofolicular. As lesões limitam-se a área de contato.
O mesmo acontece ao usar cosméticos oleosos.
ACNE MEDICAMENTOSA
Acontece após a ingestão de alguns medicamentos como corticóide, isoniazida, vitamina B12, fluconazol, medicamentos halógenos (iodo, flúor e bromo), dipirona…
ACNE TROPICAL
Ocorre em climas quentes e úmidos. As lesões predominam no tronco e nádegas e geralmente a face é poupada.
ACNE OCLUSIVA
Associação da ação irritativa local com infecção bacteriana. Ocorre ao usar roupas apertadas, capacetes, bonés…
Precisam ocorrer alguns mecanismos para desenvolver a acne. Devemos sempre lembrar que é uma doença imunológica e inflamatória.
● Alteração do sebo – a qualidade do sebo é diferente e em maior quantidade. O sebo do paciente com acne promove inflamação na pele.
● Hiperqueratinização folicular.
● Alteração hormonal – pode ser sistêmica ou a própria unidade sebácea produz hormônio de maneira independente, transformando o colesterol em testosterona e DHT.
● Indução da inflamação.
● Disfunção da imunidade inata e adaptativa. A resposta imunológica inata é mais intensa e curta nos pacientes que são propensos a cicatriz e a resposta adaptativa é mais lenta e progressiva nesses pacientes.
● Alteração da diversidade da microbiota na pele. Quanto menor a variedade de bactérias na unidade pilosebácea, maior é a gravidade. Tem bactérias que são mais agressivas, causando uma acne mais grave, mais cicatriz e cronicidade.
Em primeiro lugar escolher um sabonete próprio para a face, já que cada região tem um pH diferente. O sabonete comum tem um pH básico, causando irritação a pele facial em 40% dos casos.
O sabonete não pode ser muito abrasivo para não deixar a pele irritada e ressecada, causando um efeito rebote na produção de sebo e impedindo de você usar o medicamento tópico de maneira adequada.
Mas também não pode ser muito suave e não remover o excesso de oleosidade da pele, já que o sebo de quem tem acne irrita a pele, piorando a inflamação.
Pode, porém tem que ser um hidratante próprio para quem tem pele oleosa com tendência a acne, caso contrário, irá piorar as lesões.
Devemos lembrar que alguns tratamentos utilizados na acne vão alterar a barreira cutânea, diminuir a hidratação e, além de piorar a aderência ao tratamento.
O tratamento de acne deve ser individualizado. Alguns fatores devem ser considerados como grau de acometimento, localização, história familiar e impacto emocional. Somente sua dermatologista poderá dizer o que é melhor para o seu caso.
Nunca se automedique!
Alguns medicamentos ou procedimentos podem piorar o seu caso se for mal indicado/ realizado.
O tratamento vai visar a diminuição da inflamação, a renovação celular, desobstrução dos poros, regular a produção e a qualidade do sebo e eliminar as bactérias patogênicas para acne.
Quando associamos medicamentos, aumentamos a eficácia para combater os diversos fatores causadores e, consequentemente, melhorando a aderência ao tratamento.
Utilizamos ácidos, anti-inflamatórios tópicos, antimicrobianos, substancias calmantes e hidratantes. Em casos mais graves ou resistentes, podemos usar antibióticos orais, a isotretinoína oral (Roacutan®) e tratamento hormonal.
A reeducação alimentar também ajuda bastante no controle, sendo recomendada.
O ideal é evitar o uso de maquiagem, já que a maioria é oleosa. Uma boa alternativa é o protetor solar para pele acneica com cor, pois controla a oleosidade ao longo do dia.
É muito importante lembrar de fazer a higiene adequada com sabonete e água micellar para não deixar resíduo na pele.
NUNCA dormir com maquiagem!
A cicatriz é o resultado da intensidade e duração da inflamação, causando uma reparação de matriz inadequada com a degradação de colágeno.
A lesão que mais causa a cicatriz é a pápula que evolui deixando uma mancha avermelhada no local. Hoje já sabemos que essa mancha significa que ainda tem o processo inflamatório, por isso o tratamento tem que ser continuado no local.
Alguns fatores aumentam o risco como a duração, gravidade e manipulação, por isso NUNCA cutuque.
Devemos lembrar que 1/3 das cicatrizes atróficas com menos de 6 meses de surgimento, podem desaparecer se o processo inflamatório for controlado através da remodelação do colágeno. Por isso é muito importante tratar o quanto antes.
Todos já sabemos que as formas graves têm uma grande chance de evoluir com cicatrizes atróficas e hipertróficas de acne.
Agora, o que poucos sabem é que as formas leves também podem evoluir para cicatrizes de acne se não forem tratadas adequadamente. Por isso o tratamento deve ser iniciado o mais precoce possível e de maneira contínua.
Depende do tipo de chocolate e da quantidade.
Como assim?
O chocolate em si não causa acne! O que causa é o alto índice glicêmico de alguns tipos de chocolate, principalmente no chocolate ao leite.
Devido a alta carga glicêmica, seu organismo libera uma grande quantidade de insulina num intervalo curto de tempo, o que ocasiona o aumento da secreção sebácea.
Outra causa de aumento da secreção sebácea é a lactose presente no chocolate.
Se você tem tendência a acne, opte por chocolates a 70%, ou como uma pequena quantidade.
Sim.
O Whey protein é feito do soro do leite e aminoácido essenciais.
Já existem vários estudos científicos provando que o soro do leite tem um
hormônio que causa o aumento da secreção sebácea. Para acne, o leite
desnatado é pior, pois tem maior concentração, assim como no whey protein.
Por tanto, ele causará acne nas pessoas que já tem predisposição.
Se a sua pele é oleosa com tendência a acne, prefira o whey vegano.
Não tome medicação e suplementos sem acompanhamento médico!!!
O melhor tratamento da cicatriz é a prevenção.
Procure sua dermatologista o mais breve possível para evitar que as cicatrizes se formem.
Uma vez já formada, o ideal é associar técnicas como laser de CO2 fracionado, microagulhamento, subincisão, Radiesse, peeling e luz pulsada.
Sempre realizar com dermatologista experiente em tratar acne.
O poro dilatado é uma unidade pilosebácea que não se desenvolveu. É uma característica da pele.
Podemos minimizar esses poros equilibrando o pH da pele e através de
procedimentos como laser de CO2 fracionado, microagulhamento e peeling.
Os alimentos não são apenas o combustível do corpo humano. São capazes de mantê-lo mais saudável e menos propenso a doenças, de acordo com as combinações feitas e os hábitos cotidianos. A pele é a primeira a reagir com uma alimentação indevida, com surgimento de espinhas, excesso de oleosidade, perda de brilho e de tonicidade. […]
Que uma boa nutrição pode fazer milagres pela sua saúde, você já sabe, não é mesmo? Manter uma alimentação saudável e equilibrada pode garantir muito mais qualidade de vida ao melhorar a boa forma e manter algumas doenças bem longe. O mais interessante de tudo é que estudos recentes comprovam que esse tipo de cuidado […]
Em algumas pessoas, principalmente após gravidez, surgem manchas escuras no rosto, no braço e no colo conhecidas como melasmas. É um problema dermatológico comumente causado por exposição sem proteção ao sol. É importante procurar um dermatologista logo que aparecem as primeiras manchas. O problema é especificamente estético, mas pode ser confundido com outros sintomas de […]
Clínica de alto padrão, aconchegante, ampla, com sete salas de atendimento e duas confortáveis recepções.
Possui fácil acesso, próximo à estação Fradique Coutinho (linha amarela do metrô), além de estacionamento no local.
© Copyright 2020 Dra. Heloisa Costa Carvalho | Dermatologia | CRM-SP 127503