RUA JOAQUIM ANTUNES 490 CJ 113 E 114 - PINHEIROS, SÃO PAULO - SP
(11) 94747-6244 / (11) 96177-9597
(11) 3081-5788

Pele e alimentação – 11 alimentos prejudiciais para a pele

Os alimentos não são apenas o combustível do corpo humano. São capazes de mantê-lo mais saudável e menos propenso a doenças, de acordo com as combinações feitas e os hábitos cotidianos. A pele é a primeira a reagir com uma alimentação indevida, com surgimento de espinhas, excesso de oleosidade, perda de brilho e de tonicidade.

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem como principal função proteger o organismo do meio ambiente e microrganismos nocivos. Mesmo que tenha capacidade de autorreparação, lubrificação e seja impermeável, ela precisa de cuidados para manter não só sua função como também sua própria saúde e beleza.

Alimentos que devem ser evitados

É possível identificar as diferenças que o consumo de determinados alimentos pode deixar na pele. Enquanto alguns alimentos são essenciais, outros simplesmente a detonam – e ainda levam a autoestima junto.

Além disso, uma dieta pobre em nutrientes acelera o envelhecimento da pele e dos dentes. Há muitos alimentos sedutores que estão na lista dos mais prejudiciais e devem ser consumidos com muita moderação para evitar os excessos. Tudo porque eles causam reações negativas nos órgãos internos, que provocam sintomas quase imediatos na pele.

Abaixo listamos os alimentos mais prejudiciais para a pele, para que você possa montar uma dieta mais adequada. A pele agradece e a saúde, em geral, também.

1 – Açúcar

Os doces estão sempre em primeiro lugar nas listas de alimentos tóxicos para a pele, mesmo que a maioria das pessoas não resista a uma boa fatia de torta ou barra de chocolate. O abuso do açúcar afeta as ligações proteicas e atinge a elasticidade da pele, tornando-a flácida.

Esse processo se chama plicação e é considerado o envelhecimento celular, sendo uma reação da proteína com o carboidrato, que torna as fibras de proteína inflexíveis e sem condições de serem renovadas. O problema pode ser potencializado com o excesso de exposição solar.

O consumo exagerado de açúcar também enfraquece o sistema imunológico e ativa as inflamações entre as células, acentuando as chances de formação de celulites.

2 – Bebida alcoólica

O álcool em excesso compromete o fígado, que não consegue eliminar adequadamente as toxinas do corpo, além de causar desidratação à pele. Isso pode acentuar a formação de rugas e torná-la sem brilho e viço.

3 – Cafeína

A cafeína diminui a umidade do corpo e seu consumo exagerado pode estimular a perda de minerais e vitaminas presentes no organismo. Pode estimular doenças como a psoríase e acentuar processos alérgicos.

4 – Congelados

Os alimentos industrializados e congelados são práticos para o dia a dia, mas, se consumidos em exagero, podem trazer problemas à saúde da pele. Por serem ricos em sódio, seu consumo estimula a retenção de líquidos e o inchaço. Ainda têm muito fósforo, que causa o envelhecimento precoce da pele.

5 – Refrigerantes

Mesmo os que são light ou diet são produtos perigosos à saúde da pele, já que apresentam em sua composição a cafeína, conservantes e corantes. Com açúcar ou aspartame, acentuam processos de compulsão e ansiedade, inchaços na pele e inflamações.

6 – Frituras

Acentuam a oleosidade da pele, proporcionam maior incidência de acne e ampliam os riscos cardiovasculares.

7 – Amido

Deve ser evitado por quem tem pele oleosa, pois podem estimular os índices de açúcar no sangue e ampliar as chances de causar acne.

8 – Sorvete

O consumo exagerado de sorvete pode causar espinhas, estrias e celulites, pela presença de gordura hidrogenada. Principalmente nos que são cremosos há uma alta incidência de gorduras trans, corantes e açúcar.

9 – Carboidratos

Os carboidratos refinados são um dos grandes potencializadores de acne. Eles são ingeridos de forma rápida e caem diretamente na corrente sanguínea, enquanto os carboidratos integrais têm uma digestão mais lenta, dão a sensação de saciedade mais prolongada e mantêm a pele mais saudável.

10 – Pimenta

A pimenta dilata os vasos sanguíneos e pode causar manchas na pele, especialmente no rosto.

11 – Carne vermelha

Os cortes com muita gordura devem ser evitados, uma vez que podem gerar muitos radicais livres que detonam as células saudáveis e inibem a produção de colágeno.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia em São Paulo.