RUA JOAQUIM ANTUNES 490 CJ 113 E 114 - PINHEIROS, SÃO PAULO - SP
(11) 94747-6244 / (11) 96177-9597
(11) 3081-5788

DSTs de pele – Entenda sobre os principais tipos e como se prevenir

Assim como em uma grande rede, nosso organismo não funciona de forma separada, ou seja, cada parte faz parte de um todo e quando uma parte sofre o todo também tende a sofrer. Este é o caso de muitos sintomas das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Apesar de estarem diretamente relacionadas ao sexo – o contato sexual é a única maneira de contrair diversas doenças – as manifestações físicas dessas doenças podem se fazer presentes de diversas formas, e uma das mais nítidas é por manifestações na pele, conforme veremos na próxima seção.

DSTs de pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, e por isso devemos estar sempre atentos aos sinais que dá, pois costumam ser bastante nítidos.

Quando o assunto é as manifestações relacionadas às DSTs na pele, existem sete principais tipos de doenças:

  • Donovanose: apesar de ser pouco conhecida, entra no grupo das doenças sexualmente transmissíveis. Causada por uma bactéria, afeta as regiões mucosas da genitália feminina e masculina, além do ânus. Seu principal sintoma é o surgimento de úlceras nestas regiões, que podem potencialmente destruir a pele;
  • Cancro mole: inicialmente a úlcera é única, dolorosa, com bordas irregulares e fundo purulento, localizada na região genital externa, às vezes na região anal. Também é causada por uma bactéria. Tem predileção pelo sexo masculino, sendo a mulher muitas vezes portadora assintomática;
  • Tricomoníase: trata-se de uma doença causada por um protozoário, que atinge a uretra e vagina das mulheres e a uretra dos homens. Coceiras nos órgãos sexuais e corrimento amarelo-esverdeado são os sintomas mais nítidos e mais incômodos, apesar de vir acompanhado por outros, como dificuldade e ardência ao urinar e dor durante as relações sexuais. Frequentemente está associada a outra DST;
  • Codilona acumilado (HPV): bastante conhecida, o principal sintoma desta doença altamente contagiosa são pequenas verrugas na região genital que lembram uma pequena couve-flor. Existem mais de 100 tipos de HPV, e muitos deles são potenciais causadores de câncer, em especial de colo de útero e de ânus;
  • Cancro duro (Sífilis): trata-se de um sintoma do estágio inicial da sífilis, outra DST famosa. Caracteriza-se por uma úlcera pequena, indolor e endurecida  na região genital, indicando uma infecção na região;
  • Herpes genital: o principal sintoma é pele avermelhada e com pequenas bolinhas na glande do pênis ou na parte externa da vagina, que normalmente se rompem. Não possui cura e costuma se manifestar quando a imunidade está baixa. Causa dor, ardência e coceira.
  • Linfogranuloma venéreo: em sua fase inicial, aparece uma pequena lesão na pele, na forma de uma ferida ou de elevação da mesma, que rapidamente some. No estágio seguinte, o gânglio de uma das virilhas inflama, deixando um grande calombo aparente, bem doloroso. Pode apresentar febre, cefaléia e prostração. Em casos mais graves por devoluir para meningite, meningoencefalite, erupção cutânea e eritema nodoso.

Tratamento

Cada uma das DSTs descritas acima possui um tratamento específico que deve ser receitado por médico capacitado, capaz de realizar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Mas vale reforçar que neste caso o melhor tratamento é a prevenção. Por isso, independente de seu sexo e orientação sexual, sempre use camisinha nas relações sexuais. Ela é a forma mais segura de se prevenir contra as DSTs.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.

2 Comentários

  • Aline Freitas disse:

    Nossa adorei o seu artigo, estou sofrenco com problemas de verrugas e está procurando exatamente o que acabeid e ler. Tenho algumas amigas que estão com o mesmo problema e já vou compartilhar seu artigo com elas. Obrigada.

  • Dra Heloisa disse:

    Fico feliz por ter gostado.
    Se precisar de ajuda para tratar, agenda uma consulta no telefone (11) 3081-5788.