RUA JOAQUIM ANTUNES 490 CJ 113 E 114 - PINHEIROS, SÃO PAULO - SP
(11) 94747-6244 / (11) 96177-9597
(11) 3081-5788

Dermatologia e nutrição: qual a relação no tratamento de doenças?

Que uma boa nutrição pode fazer milagres pela sua saúde, você já sabe, não é mesmo? Manter uma alimentação saudável e equilibrada pode garantir muito mais qualidade de vida ao melhorar a boa forma e manter algumas doenças bem longe.

O mais interessante de tudo é que estudos recentes comprovam que esse tipo de cuidado na hora de fazer o prato também pode trazer benefícios incalculáveis para a pele. A seguir, saiba tudo a respeito da relação que os cuidados com a nutrição podem ter com a dermatologia.

A nutrição e a sua pele

Costumamos nos esquecer disso, mas a pele também é um órgão de nosso corpo. Na verdade, o maior deles e existe para nos garantir proteção. Por isso é que a alimentação que temos também afeta diretamente a nossa saúde dermatológica e pode ser o que faltava para que a sua pele permaneça jovem e bonita por muito mais tempo.

Tudo que você consome e até a quantidade afetam. Pessoas alérgicas, por exemplo, podem sofrer com coceiras e ressecamento da pele ao consumir determinados alimentos e quem não bebe muita água  pode apresentar ressecamento. Pacientes com acne devem evitar leite e derivados para não piorar as lesões. Já pacientes com alergia a proteína do leite de vaca podem ter dermatite em face.

Por outro lado, pessoas que ingerem uma boa quantidade de água, frutas, verduras e legumes, além de evitar alimentos muito gordurosos, costumam apresentar uma pele mais bonita,  mais elástica e bem menos envelhecida.

Um dos motivos desse resultado positivo é uma alimentação rica em nutrientes que combatem os radicais livres do organismo, os quais, em grande quantidade, podem envelhecer as células de forma mais precoce.

Isso sem falar que outras doenças, como o diabetes e a pressão alta, por exemplo, podem afetar diretamente a saúde e a aparência da pele quando descontroladas. Ou seja, diminuir o açúcar, o sal e os alimentos industrializados cheios de aditivos maléficos também pode refletir diretamente em sua beleza.

Não é só no quesito hidratação e rejuvenescimento que a nutrição afeta a saúde dermatológica. A celulite, causada por uma inflamação nas células de gordura, também pode ser minimizada ao se optar por uma alimentação mais leve e natural.

Quais alimentos são mais indicados para melhorar a saúde da pele?

Todo alimento natural e nutritivo pode trazer vantagens para a sua pele, mas alguns deles podem fazer parte da sua dieta diariamente, se deseja melhorar ainda mais esse quesito. Trata-se do gergelim, do tomate, da aveia, do açaí e também do chá-verde.

Mas, para conseguir o máximo de vantagem, evite consumir esses produtos na versão industrializada e prefira sempre o preparo em casa, com temperos também naturais e evitando sempre o excesso de sal na hora de dar sabor às receitas.

Ou seja, uma boa alimentação pode fazer com que todo o seu organismo seja beneficiado, e tudo isso vai ficar muito visível na beleza de sua pele. Para garantir uma nutrição adequada às suas necessidades, conte com a ajuda de um profissional nutricionista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.