A acne é um problema que marca a vida de diversas pessoas, podendo levá-las a problemas de baixa autoestima e de autorrejeição. Para ajudar as pessoas que sofrem com as marcas deixadas quando a acne se vai, separamos neste artigo seis métodos eficazes para tratar cicatrizes de acne. Mas antes, precisamos deixar algumas coisas claras…
A acne é caracterizada por uma inflamação gerada pelo folículo pilossebáceo, que obstrui a passagem dos poros, formando pontos brancos e pretos (popularmente chamados de cravos), assim como lesões mais inflamadas (espinhas) e profundas (cistos).
A acne aparece principalmente no rosto, mas ocorre também no pescoço, peito, costas e ombros.
Acne mais comum, leva o nome de acne vulgar, aparece geralmente na adolescência e tende a desaparecer na fase adulta. Quando ela surge, possui períodos de exacerbação e outros mais calmos.
Existe também a acne conglobata, que é mais grave. Em boa parte dos casos, aparece em homens, atingindo além da face, a região do tronco, dos braços e da nuca.
Existem também alguns tipos menos comuns como: a acne do recém-nascido, a acne escoriada, acne solar, acne medicamentosa e acne cosmética.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, podemos melhor muito as cicatrizes e até remover totalmente. Confira os melhores métodos.
Dermoabrasão: Este procedimento é indicado para cicatrizes mais profundas. Nele, é realizado um lixamento na pele, portanto corre o risco de ser um pouco doloroso, com necessidade de anestesia. Em pessoas com pele morena, pode apresentar algumas manchas mais escuras depois do tratamento.
Laser: Este tratamento é parecido com a dermoabrasão, porém ao invés das lixas, as cicatrizes são removidas por meio da luz. A profundidade de extração do tecido é feita no computador, na dermoabrasão dependerá do dermatologista. O laser mais indicado é o CO2 fracionado, apresentando resultados execelentes. Sendo a melhor escolha em casos mais graves.
Preenchimento cutâneo: É recomendado para cicatrizes que desaparecem ao esticar a pele. Nesta técnica são injetadas substâncias por debaixo da cicatriz, ocasionando na suspensão da pele, retirando o ‘relevo’. Este procedimento é temporário, sendo utilizado o ácido hialurônico, que chega a durar um ano.
Peelings: São métodos eficazes, com uso de ácidos como: salicílio, retinoico, glicólico e mandélico. Esses ácidos que permitem clarear as manchas e ajudam a melhorar a textura da pele e a firmeza .
Microagulhamento: É realizado com um rolo de agulhas finas enfileiradas. Esse rolo é passado várias vezes na região onde estão localizadas as cicatrizes, fazendo microperfurações na pele que ajudam a formar um novo colágeno.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.
Clínica de alto padrão, aconchegante, ampla, com sete salas de atendimento e duas confortáveis recepções.
Possui fácil acesso, próximo à estação Fradique Coutinho (linha amarela do metrô), além de estacionamento no local.
© Copyright 2020 Dra. Heloisa Costa Carvalho | Dermatologia | CRM-SP 127503