RUA JOAQUIM ANTUNES 490 CJ 113 E 114 - PINHEIROS, SÃO PAULO - SP
(11) 94747-6244 / (11) 96177-9597
(11) 3081-5788

6 sintomas de câncer de pele que você não deve ignorar

No Brasil, anualmente, são confirmados cerca de 135 mil casos de câncer de pele. A doença corresponde a 25% do total de diagnósticos de câncer no país. A exposição prolongada à radiação ultravioleta é uma das principais causas do câncer de pele. Mas a enfermidade também está associada a fatores hereditários.

Os câncer de pele mais comuns são o carcinoma (espinocelular ou basocelular) ou melanoma. O carcinoma basocelular aparece com mais frequência, mas é menos grave quando comparado ao melanoma. O melanoma e é mais agressivo porque pode atingir camada mais interna da pele e dar metástase, afetando outros órgãos do paciente.

6 sintomas de câncer de pele que você não deve ignorar

1. Alterações em pintas do corpo

Quem possui pintas na pele precisa manter a atenção para possíveis alterações na cor, textura, formato e tamanho. Se esses sinais apresentarem alguma alteração é fundamental fazer o exame médico para obter o diagnóstico. Existe, inclusive, uma regra médica que você também deve utilizar na observação dos sinais. É regra ABCDE: Assimetria, Borda, Cor, Diâmetro e Elevação. Essas são as características de manchas e pintas que devem ser observadas e relatadas ao médico dermatologista.

2. Surgimento de pintas na pele

Se você notar o aparecimento repentino de pintas e outros sinais na pele, principalmente daqueles que têm forma irregular, faça uma consulta médica o quanto antes. Pintas e manchas castanhas ou mais escuras, elevadas, irregulares, que aumentam de tamanho podem ser câncer de pele, porém, apenas o médico está apto a fazer o diagnóstico.

3. Inflamações na pele

Vermelhidão, irritação e inflamações em áreas ao redor de manchas e pintas não são comuns. Podem ser sintomas de câncer de pele e devem ser analisados pelo dermatologista o quanto antes, principalmente, quando persistem por muito tempo.

4. Lesões e feridas que não cicatrizam

Ao perceber que uma lesão ou ferida na pele não está cicatrizando normalmente, procure um médico. A pele saudável regenera-se rapidamente, mas, quando há células cancerígenas ou outros problemas de saúde, a cicatrização, além de lenta, não é completa.

5. Manchas com pigmentação difusa

Observe se as pigmentações das bordas de manchas atingem a pele ao redor. Isto pode ocorrer devido a alterações celulares, as quais podem ou não estar relacionadas ao câncer de pele.

6. Mudanças na sensibilidade e dor

Se você observar alterações na sensibilidade de uma área da pele, sentir dor com um simples toque, irritação, coceira ou outra mudança significativa, agende a consulta médica para saber se esses sinais correspondem ao desenvolvimento do câncer de pele ou a outros problemas de saúde.

Esses são sintomas gerais, que podem surgir em qualquer tipo de câncer de pele. É importante observar alterações na pele e incluir a consulta dermatológica no check-up anual. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer de pele.

A fotoproteção é o meio mais indicado para a prevenção do câncer de pele. Você deve usar o protetor solar, mesmo que não esteja tomando banho de sol. Chapéu de abas largas e óculos escuros ajudam a proteger o rosto. Evite expor-se ao sol no horário das 10 às 16 horas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como dermatologista em São Paulo.

2 Comentários