RUA JOAQUIM ANTUNES 490 CJ 113 E 114 - PINHEIROS, SÃO PAULO - SP
(11) 94747-6244 / (11) 96177-9597
(11) 3081-5788

Dermatite de contato – Sintomas, causas e tratamento

A dermatite de contato é um tipo de reação de inflamação que ocorre na pele. Ela acontece quando partes do corpo são expostas a alguma substância que causa irritação ou alergia. A reação inflamatória pode ocorrer já no primeiro contato com a substância ou após algum período de exposição. Os principais sintomas causados pela exposição a essas substâncias são coceira, vermelhidão da pele, descamação e inchaço.

Tipos de dermatite de contato

A dermatite de contato pode ser classificada de duas formas. A primeira delas, conhecida como dermatite de contato irritativa, é o tipo mais comum. Ela se desenvolve no momento em que a pele é exposta a um componente que causa a irritação por ação direta, ou seja, no primeiro contato com a substância. Os sintomas são pele seca, áspera e com vermelhidão, podendo inclusive apresentar fissuras e sensação de queimação.

Entre os principais responsáveis por esse tipo de dermatite estão substâncias químicas presentes em solventes químicos, dermocosméticos e inseticidas. As áreas que costumam ser mais afetadas são mãos e rosto, e a gravidade do quadro varia de acordo com o período de exposição e da concentração do  componente exposto a pele.

Por outro lado, a segunda forma pela qual a dermatite de contato se manifesta é a dermatite de contato alérgica. Essa ocorre quando a pele é exposta a um componente ao qual o corpo é sensível. Os sintomas são vermelhidão, inchaço, coceira e até erupções vermelhas e bolhas nos casos mais graves.

As substâncias responsáveis por essa forma de dermatite de contato são, principalmente, borracha natural, metais, dermocosméticos, tintas para cabelo e plantas. Após desenvolver a dermatite alérgica, o corpo vai se tornar alérgico à substância permanentemente. No entanto, o aparecimento de sintomas  não acontecem na primeira exposição, podendo demorar um período maior de tempo para que a dermatite alérgica se desenvolva.

Existe ainda o subtipo da dermatite alérgica, chamada de fotoalérgica. Essa forma de reação inflamatória ocorre quando a substância responsável pela alergia é aplicada e o indivíduo se expõe ao sol. Pode ocorrer com produtos de proteção solar, pomadas ou até mesmo remédios orais. Nesse último caso, o diagnóstico é conhecido como dermatite de contato de fotossensibilidade.

Causas mais comuns

Diversas substâncias são capazes de gerar uma reação inflamatória na pele, tanto alérgica quanto irritativa. No entanto, é possível listar os mais comuns, responsáveis pela maior parte dos diagnósticos.

A dermatite de contato alérgica é, em geral, causada por dermocosméticos, plantas, pomadas, tipos de tintas ou até mesmo por conservantes ou corantes utilizados nos alimentos. A dermatite de contato irritativa, no entanto, costuma se desenvolver após o contato com produtos químicos, como os utilizados para limpeza, metais ou fezes e urina.

Tratamento

O tratamento da dermatite de contato deve ser feito a partir do uso de cremes externos com corticosteroides ou compressas para melhorar os sintomas. Também podem ser usados corticosteroides orais em casos mais desenvolvidos, ou anti-histamínicos para diminuir a coceira.

Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.