Pela sua própria função, a pele está sempre mais vulnerável às doenças e lesões. Como serve de barreira protetora do organismo, ela impede os micro-organismos e a inúmeros fatores ambientais de terem acesso fácil aos órgãos internos. Mas ela mesma acaba sendo bombardeada por tudo que chega até ela.
Raios solares, queimaduras, frio, calor, alergias, ressecamento e envelhecimento são alguns dos processos pelos quais a pele, em toda sua extensão, passa. Maior órgão do corpo humano, o termo cútis significa a pele que cobre o corpo e cutâneo é tudo o que diz respeito a ela.
Doenças cutâneas são aquelas que surgem em toda a extensão da pele. Por se tratar de um órgão entre a parte interna e externa, a pele está suscetível às influências de ambos e pode apresentar as mais variadas patologias.
A ingestão de toxinas como cigarro e álcool podem causar problemas na pele, como ressecamento, aspereza, manchas, produção de radicais livres e diminuição da oxigenação. Da mesma maneira, o órgão é afetado pelo que comemos, seja positivamente ou não.
O mais comum é que a pele reaja a situações patológicas através de manchas, nódulos, verrugas, crostas e ferimentos. O contato com o sol pode causar vermelhidão, ardências e queimaduras de vários níveis e danos no DNA celular, predispondo ao câncer de pele.
Um desequilíbrio da flora bacteriana também pode causar infecções cutâneas, que variam em graus de acordo com o nível do dano. Acne, herpes e foliculites, com aparência como erupções e coceiras.
A pele precisa estar sempre higienizada com sabão neutro e água limpa, para evitar que a poluição e a sujeira aproveitem a oportunidade para lhe causar danos.
Abaixo, listamos as doenças cutâneas mais comuns:
1 – Acne – A doença afeta grande parte dos adolescentes, mas os adultos não estão imunes a ela. Quando um folículo de glândula da pele entope, uma espinha se desenvolve junto com uma pequena porção de pus. O tratamento precoce é a melhor solução para evitar a progressão e as cicatrizes.
2 – Psoríase – Com aspecto descamoso e inchaço, a pele fica inflamada e com manchas vermelhas por sua superfície. Além disso, podem surgir escamas brancas ao redor. Essas feridas podem apresentar dor e coceira, se espalhando por várias partes do corpo. O diagnóstico é cuidadoso, pois seus sintomas são semelhantes aos de outras doenças. Sua causa é hereditária.
3 – Câncer de pele – A incidência do câncer de pele vem aumentando no Brasil, reforçada pela não proteção das pessoas sob os raios solares. São diversos os tipos de câncer de pele, mas os mais conhecidos são o carcinoma basocelular e o melanoma. Eles são mais frequentes no rosto, nos ombros e braços, mas podem surgir em qualquer parte do corpo.
4 – Vitiligo – Esta doença decorre da produção de auto-anticorpos contra os melanócitos – as células responsáveis pela pigmentação da pele. Formando manchas brancas sem a melanina. Ela costuma surgir com maior frequência nas mãos, braços, rosto e genitais. Não traz nenhum prejuízo de saúde, porém pode causar problemas psicológicos.
5 – Varicela – Popularmente conhecida como catapora, a doença é contagiosa e transmitida pelo ar e o contato direto com o doente. É mais comum em crianças, que depois se tornam imunes a ela. Adultos que nunca tiveram a varicela podem apresentar uma forma mais grave. A doença causa erupções em toda a pele, com coceira e crostas por média de uma semana. Pode deixar cicatrizes. Já existe vacina para prevenção.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.
Clínica de alto padrão, aconchegante, ampla, com sete salas de atendimento e duas confortáveis recepções.
Possui fácil acesso, próximo à estação Fradique Coutinho (linha amarela do metrô), além de estacionamento no local.
© Copyright 2020 Dra. Heloisa Costa Carvalho | Dermatologia | CRM-SP 127503