RUA JOAQUIM ANTUNES 490 CJ 113 E 114 - PINHEIROS, SÃO PAULO - SP
(11) 94747-6244 / (11) 96177-9597
(11) 3081-5788

7 dicas para diminuir a flacidez de pele

 

A flacidez de pele ocorre quando a pele perde a sua elasticidade e tonicidade. Apesar de também afetar os homens, ela é mais agressiva e desconfortável para o público feminino.

Porém, não é apenas o envelhecimento que leva a perda de elasticidade e alterações visíveis na estrutura e musculatura da pele. Tabagismo, maus hábitos alimentares, sedentarismo, gravidez, obesidade e até mesmo oscilações constantes de peso na balança também podem resultar em flacidez de pele.

Eliminar a flacidez por completo pode ser uma tarefa difícil – mas jamais impossível. Pensando nisso e em como ela incomoda as mulheres, trouxemos neste artigo 8 dicas para diminuir a flacidez de pele.

7 dicas para acabar com a flacidez de pele

1. Evite a exposição excessiva a raios solares

O sol é necessário para nós, mas, em excesso, pode causar mais mal do que bem.

Você sabia que a exposição em excesso ao sol é uma das maiores causas para a flacidez? Pois é. Isso porque os raios ultravioletas (em especial o UV e UVA) danificam a mais profunda camada da pele, local onde fica o colágeno (proteína naturalmente produzida pelo organismo e principal responsável pela rigidez da pele). Por isso, vale a pena se proteger, evitar o sol nos horários em que ele está mais intenso sempre que possível e nunca esquecer do protetor solar. Vale lembrar que o bronzeamento artificial também causa os mesmos danos.

2. Faça musculação

Os exercícios fazem parte da vida saudável de qualquer pessoa, mas suas vantagens também são vistas no combate à flacidez de pele. A musculação é especialmente recomendada, já que ela diminui o enfraquecimento das fibras musculares e da própria pele. Sempre que possível, faça também exercícios específicos para as regiões mais afetadas, como braços, glúteos ou abdômen. Tanto esses quanto os exercícios gerais ajudarão na prevenção da flacidez e de diversos problemas de saúde.

E aposte nos exercícios localizados. Muitas são as mulheres que, ao procurarem academias, fazem exercícios específicos apenas para glúteos e pernas. Grande erro. O recomendado é treinar também o abdômen, parte interna dos braços (bíceps e tríceps), peito, ombro e costas (onde há um grande acúmulo de gordura corporal e flacidez).

3. Aposte também nos exercícios aeróbicos

Como caminhadas, passeios de bicicleta e natação. Se não conseguir arranjar tempo para eles, não tem problema, mas os substitua por simples hábitos como:

  • Passear com o seu animal de estimação;
  • Subir as escadas da casa, prédio ou trabalho várias vezes por dia (evitando o elevador);
  • Caminhar pelo menos meia horinha por dia, mesmo que seja no quarteirão de casa.

Porém evite o exagero para não  produzir muitos radicais livres e causar efeito contrário.

4. Hidrate o corpo

Por meio de cremes hidratantes com colágeno, coenzima Q10, elastina, retinol e demais proteínas, nutrientes e vitaminas. Passe-os em todo o corpo diariamente, preferencialmente antes de dormir. O hábito refletirá não só em diminuição da flacidez de pele como também em melhora da saúde da mesma.

5. Evite banhos muito quentes

Visto que a água fria é uma grande aliada da tonificação do corpo. Se preferir, tome o banho em água morna e passe apenas os minutos finais embaixo da água gelada.

6. Alimente-se bem

A alimentação influencia diretamente no combate à flacidez de pele. Sem uma dieta equilibrada não há muito o que fazer para eliminar a flacidez. Neste sentido, evite ao máximo o consumo de alimentos gordurosos, frituras, refrigerantes, embutidos, industrializados, fast-food, congelados e doces em geral. Aposte nas frutas, verduras e legumes, além de dar preferência a proteínas magras e evitar as gorduras e frituras. Os melhores alimentos para serem incluídos no cardápio diário são:

  • Kiwi;
  • Morango;
  • Cenoura;
  • Peixe;
  • Peito de frango e outras carnes magras;
  • Abacate;
  • Aveia;
  • Arroz integral.

Por outro lado, refrigerantes, bebidas alcoólicas, refeições rápidas, cigarro e doces em geral devem ser evitados no combate a flacidez de pele.

7. Procure ajuda profissional

Soluções baratas e mágicas não refletirão em bons resultados. Por isso, alimente-se bem, faça exercícios físicos, hidrate bem o corpo e não deixe de contar com a ajuda de profissionais qualificados, tais como nutricionistas e dermatologistas.

Agora você já conhece dicas simples e facilmente adaptáveis a rotina para diminuir a flacidez de pele. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.

um comentário