RUA JOAQUIM ANTUNES 490 CJ 113 E 114 - PINHEIROS, SÃO PAULO - SP
(11) 94747-6244 / (11) 96177-9597
(11) 3081-5788

O que é toxina botulínica

 

Saiba mais sobre o procedimento estético queridinho de todos. A toxina botulínica, também conhecida como Botox, é aplicada por médicos de uma forma segura e rápida. Diga adeus a cara de bravo ou pés de galinha (aquelas ruguinhas ao redor dos olhos)! Tenha um visual mais clean e relaxado!

O poder da toxina botulínica

O uso da toxina botulínica começou há mais de vinte anos na área oftalmológica. Sua utilização teve resultados muito positivos para o tratamento do estrabismo, a partir do relaxamento muscular ocular.

O casal canadense Alastair e Jean Carruthers passou a observar que os pacientes que utilizavam a toxina botulínica para fins terapêuticos, também tinham uma melhora significativa nas rugas. Dessa forma começou um estudo sobre o uso cosmético da toxina e que só vem evoluindo com o tempo.

O nome botox é uma marca criada pela indústria farmacêutica Allergan, atribuindo ao uso da toxina botulínica tipo A, aprovada no Brasil desde 2000 para o tratamento de rugas e hiperidrose axilar e palmar. Com a amplitude do uso, outras marcas começaram a surgir, mas o nome botox já havia se popularizado.

O Sistema Único de Saúde possui a aplicação da toxina botulínica para tratamento de saúde, mas não inclui fins estéticos.

Uso estético da toxina botulínica

O uso do botox já lidera o ranking de procedimentos estéticos, sendo muito mais procurados do que os liftings e outros procedimentos invasivos. Com o movimento cotidiano dos olhos, testas e outras áreas do rosto, vão surgindo pequenas linhas que com o tempo se transformam em vincos mais grossos chamados de rugas. O botox combate as rugas dinâmicas, também chamadas de rugas de expressão, que surgem com a contratação muscular facial.

Na aplicação do botox, a toxina impede que seja realizada a contração dos músculos faciais, fazendo com que eles relaxem e as rugas fiquem atenuadas ou desapareçam. É mais usado na testa, entre os supercílios, nos “pés de galinha”, nas rugas ao redor da boca e queixo e na área do pescoço.

A toxina botulínica é diluída em soro fisiológico para ser injetada nos pontos definidos pelo dermatologista. A agulha de aplicação é muito fina, com uma dor suportável.

No início do uso do botox, era comum que os pacientes saíssem com alguns erros como falta de expressividade facial e rigidez. Porém, hoje as técnicas estão cada vez mais aprimoradas e a expressão não é afetada, com uma aparência mais natural e leve.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como dermatologista em São Paulo.

2 Comentários