RUA JOAQUIM ANTUNES 490 CJ 113 E 114 - PINHEIROS, SÃO PAULO - SP
(11) 94747-6244 / (11) 96177-9597
(11) 3081-5788

Procedimentos – Toxina Botulínica

O QUE É A TOXINA BOTULÍNICA?

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria CLOSTRIDIUM BOTULINUM, responsável por causar a doença botulismo.

Injetadas em pequenas quantidades em músculos específicos, ela vai causar a paralisação muscular devido a um bloqueio neuromuscular que impede a transmissão de estímulo dos neurônios para os músculos. Essa inibição da contração muscular pode ser parcial ou total de forma temporária.

PARA QUE SERVE A TOXINA BOTULÍNICA?

Quando o músculo contrai, ele puxa a pele para baixo formando as rugas dinâmicas.

A toxina botulínica vai causar a paralisação desse músculo, consequentemente vai deixar a pele relaxada, prevenindo e tratando as rugas e o envelhecimento.

Toxina
botox

QUAIS AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES DA TOXINA BOTULÍNICA?

As principais indicações são as rugas da testa, pés de galinha e rugas entre as sobrancelhas (cara de brava).

Também é muito utilizada para corrigir sorriso gengival, rugas periorais, pescoço, suor excessivo (mãos, pés, axilas e couro cabeludo), assim como para tratamento de bruxismo e enxaqueca.

QUAL A DIFERENÇA DA TOXINA BOTULÍNICA PARA O BOTOX?

Botox é uma marca de toxina botulínica, produzida pela Allergan. Como foi a primeira a vender no Brasil, as pessoas acabam usando como sinônimo.

As marcas aprovadas pela Anvisa (órgão regulamentador no Brasil) são:

  • Botox
  • Botulift
  • Xeomin
  • Dysport
  • Prosigne

Embora todas sejam toxina botulínica do tipo A, existem diferenças entre elas.

A toxina botulínica leva em média 3 dias para começar a paralisação e, por volta do décimo quarto dia ocorre a paralisação máxima.

Normalmente, pedimos para o paciente voltar neste período para ver se precisa de um ajuste.

Por volta do 2° mês, o músculo começa a mexer novamente. Porém isso não significa que o produto já foi embora por completo. Isso normalmente ocorre entre o 3° e o 6° mês, variando de acordo com cada paciente.

Não existe uma idade certa para aplicar a toxina botulínica. Devemos avaliar individualmente a necessidade de cada paciente – tanto de idade como de quantidade e localização.

Normalmente, pacientes a partir de 25 anos já precisam. Porém, já tivemos pacientes mais jovens que necessitaram, assim como pacientes que precisaram somente a partir de 40 anos.

A duração da toxina botulínica varia de 3 a 6 meses dependo dos hábitos de vida e genética de cada paciente.

Alguns fatores vão implicar na menor durabilidade da sua toxina botulínica:

  • Paciente que faz muita mímica facial (careteiro)
  • Ansiedade, preocupação e estresse
  • Atividade física muito intensa
  • Grau dos óculos defasado ou não usar
  • Não usar óculos escuros
  • Tabagista
  • Ingesta de bebida alcoólica

Se você tomar esse cuidados, sua toxina botulínica vai durar mais tempo.

A aplicação da toxina botulínica é bem tolerada, podendo ainda ser utilizado gelo ou creme anestésico nos pacientes mais sensíveis.

É um procedimento bem tranquilo e rápido, se for realizado por um profissional experiente. O paciente pode voltar as suas atividades diárias imediatamente, não necessitando ficar afastado do trabalho. Inclusive vários pacientes aproveitam o horário do almoço para realizar.

Recomendamos não massagear o local e não fazer atividade física no dia da aplicação.

A toxina botulínica não pode ser injetada no intervalo de 30 dias a 90 dias após a aplicação, já que esse período é o da janela imunológica. Você deve estar se perguntando o que é isso. Se ela for aplicada neste período, o corpo do paciente produzirá anticorpos para combater a toxina, causando resistência. Assim nas próximas vezes que ele aplicar, o efeito será menor ou nem terá.

Então recomendamos a reaplicação a partir de 3 meses da primeira conforme a necessidade do paciente.

Os principais efeitos colaterais da toxina são sangramento no local da injeção, hematoma, dor de cabeça e congestão nasal, sendo temporários.

Devemos sempre lembrar que hematomas não devem ser expostos ao sol. Caso fique após qualquer procedimento, faça compressas geladas e avise a sua dermatologista.

Se tiver um problema de técnica, pode ocorrer ptose palpebral, assimetria facial, impossibilidade de sorrir. Por isso, sempre deve ser feita por médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos experientes com um ótimo conhecimento da anatomia e da técnica.

É contraindicado para pacientes que apresentam alergia a algum componente da formulação da toxina botulínica, grávidas mulheres, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

O principal cuidado a ser tomado é na escolha do profissional que vai realizar.

Certifique-se que é um médico dermatologista ou cirurgião plástico com boa formação, treinamento e experiência para realizar esse tipo de procedimento.

Sendo aplicada por um bom profissional, o resultado ficará fantástico e sua autoestima se elevará.

Pode ter ocorrido uma resistência a toxina botulínica, caso você tenha aplicado alguma vez com intervalo menor que 3 meses.

Muitas vezes, o paciente não tem apenas as rugas dinâmicas (de expressão), aquela que aparece com a contração muscular. Pode ter também excesso de pele na região e flacidez. Nestes casos, aconselhamos associar tratamentos para estimular a produção de colágeno como o laser de CO2 fracionado para ter um resultado mais satisfatório.

A Associação de técnicas promove o tratamento global da face, normalmente a combinação de Toxina botulínica e preenchimentos faciais realizados numa mesma sessão, rejuvenesce com maior harmonia.

Outro procedimento interessante para associar é o ultrassom microfocado (Ultraskin) para estimular colágeno e fortalecer a musculatura do terço médio e inferior da face.

Se tem muita flacidez de pálpebra, recomendamos associar com o laser de CO2 fracionado.

A tendência mundial está voltada para a prevenção das rugas de expressão especialmente para as pessoas com predisposição genética.

Um simples abraço ou um aperto de mão podem gerar constrangimento para quem sofre de hiperidrose, ou seja, a produção excessiva de suor.

Surgem dificuldades no convívio social e profissional.

A Hiperidrose atinge principalmente a axila, palma das mãos e a ponta dos pés, mas pode atingir também a face, o couro cabeludo e outras regiões do corpo.

Acredita-se que a maioria dos casos de produção excessiva de suor são causados por predisposição genética. Indivíduos que sofrem com suor excessivo costumam suar até cinco vezes mais do que o normal, atrapalhando suas atividades diárias.

A Hiperidrose também pode ser provocada por estímulos emocionais e ainda por um desequilíbrio dos centros reguladores de temperatura corporal. No entanto, ainda não se pode afirmar com certeza o porquê a hiperidrose é desencadeada.

A opção não cirúrgica para o tratamento de hiperidrose é a aplicação de toxina botulínica.

ENTENDA MAIS SOBRE O TEMA EM NOSSO BLOG

Pele e alimentação – 11 alimentos prejudiciais para a pele

Os alimentos não são apenas o combustível do corpo humano. São capazes de mantê-lo mais saudável e menos propenso a doenças, de acordo com as combinações feitas e os hábitos cotidianos. A pele é a primeira a reagir com uma alimentação indevida, com surgimento de espinhas, excesso de oleosidade, perda de brilho e de tonicidade. […]

Dermatologia e nutrição: qual a relação no tratamento de doenças?

Que uma boa nutrição pode fazer milagres pela sua saúde, você já sabe, não é mesmo? Manter uma alimentação saudável e equilibrada pode garantir muito mais qualidade de vida ao melhorar a boa forma e manter algumas doenças bem longe. O mais interessante de tudo é que estudos recentes comprovam que esse tipo de cuidado […]

Melasma – Sintomas, causas e tratamento

Em algumas pessoas, principalmente após gravidez, surgem manchas escuras no rosto, no braço e no colo conhecidas como melasmas. É um problema dermatológico comumente causado por exposição sem proteção ao sol. É importante procurar um dermatologista logo que aparecem as primeiras manchas. O problema é especificamente estético, mas pode ser confundido com outros sintomas de […]

Siga-nos no Instagram!