As verrugas são lesões virais que ocorrem principalmente em crianças. Seus formatos e tamanhos são diferentes dependendo da localização.
As verrugas são lesões virais que ocorrem principalmente em crianças. Seus formatos e tamanhos são diferentes dependendo da localização.
A escolha do tratamento dependerá do local de acometimento da verruga, o tamanho e a idade do paciente.
Podemos tratar com alguns procedimentos como:
É o mais frequente. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, sendo o dorso das mãos e dedos os lugares mais comuns. Seu número pode ser variado.
Vulgarmente chamada de olho-de-peixe. Ela cresce para dentro, sendo geralmente dolorosa e pouco numerosas.
Ocorre ao redor das unhas ou embaixo delas. Mais freqüente em pessoas que roem unhas.
São planas, muito numerosas, ocorrendo mais na face e no dorso das mãos de adolescentes.
São lesões finas e ásperas, pouco numerosas, localizadas principalmente na face de pessoas adultas.
São lesões vegetantes, úmidas, isoladas ou agrupadas, com aspecto de couve-flor. Ocorrem na área genital ou perianal, podendo acometer a mucosa uretral, retal ou vaginal. Está bem estabelecida a relação entre HPV e câncer cervical.
Múltiplas pápulas ou placas verrucosas, com coloração mais escura ou avermelhada. Ocorrem em genitália externa e, eventualmente, região inguinal de adultos jovens, sexualmente ativos. Podem involuir espontaneamente, persistir indefinidamente ou evoluir para doenças de Bowen ou espinalioma (câncer).
As crianças até a adolescência já que seu sistema imunológico ainda está se desenvolvendo:
A verruga é causada por um vírus chamado Papiloma Humano Vírus, mais conhecido como HPV. Existem mais de 70 tipos de HPV, sendo que alguns têm potencial oncogênico.
Em primeiro lugar, nunca tentar cortar com algum instrumento ou com os dentes. Pode espalhar o vírus, causando lesões em outros lugares. Cobrir a verruga com esparadrapo, trocando sempre que tomar banho. Evitar usar sapato sem meia caso a verruga seja na região plantar.
Não ter relação sexual sem camisinha caso a lesão seja na genitália, pois é sexualmente transmissível.
Não frequentar piscinas enquanto tiver com a lesão.
Procurar sempre um médico para realizar o tratamento.
O diagnóstico é clínico. No caso de verrugas genitais, deve-se pesquisar o tipo de HPV que está acometendo, pois tem risco de desenvolver câncer caso não seja tratado adequadamente.
Os alimentos não são apenas o combustível do corpo humano. São capazes de mantê-lo mais saudável e menos propenso a doenças, de acordo com as combinações feitas e os hábitos cotidianos. A pele é a primeira a reagir com uma alimentação indevida, com surgimento de espinhas, excesso de oleosidade, perda de brilho e de tonicidade. […]
Que uma boa nutrição pode fazer milagres pela sua saúde, você já sabe, não é mesmo? Manter uma alimentação saudável e equilibrada pode garantir muito mais qualidade de vida ao melhorar a boa forma e manter algumas doenças bem longe. O mais interessante de tudo é que estudos recentes comprovam que esse tipo de cuidado […]
Em algumas pessoas, principalmente após gravidez, surgem manchas escuras no rosto, no braço e no colo conhecidas como melasmas. É um problema dermatológico comumente causado por exposição sem proteção ao sol. É importante procurar um dermatologista logo que aparecem as primeiras manchas. O problema é especificamente estético, mas pode ser confundido com outros sintomas de […]
Clínica de alto padrão, aconchegante, ampla, com sete salas de atendimento e duas confortáveis recepções.
Possui fácil acesso, próximo à estação Fradique Coutinho (linha amarela do metrô), além de estacionamento no local.
© Copyright 2020 Dra. Heloisa Costa Carvalho | Dermatologia | CRM-SP 127503